sábado, 29 de março de 2008

O CONTROLE DA LÍNGUA.

TIAGO 3. 1-12

Introdução:


A Lição que vamos estudar hoje trata de um tema extremamente relevante no contexto da Igreja do Senhor Jesus: “O Controle da Língua”. Uma das grandes bênçãos que Deus deu ao homem, sem dúvida foi a capacidade de se comunicar através da fala. Basta você olhar para uma pessoa muda, e verá que Deus nos presenteou com um dom maravilhoso, o da comunicação. Contudo, muitos estão usando a língua não como bênçãos, mas sim como maldição. Tiago traz um alerta muito grande aos crentes, afim de que estes estejam avaliando a forma como estão usando a língua e assim se empenharem para fazer dela um canal de bênçãos.

I – Um Alerta para os que querem ensinar. (v. 1,2)

É muito comum no contexto da igreja vidas se apresentarem desejando ensinar. Tiago traz um alerta mostrando a grande responsabilidade do ensinador diante de Deus e da igreja. O que ensina recebe maior juízo. O que ensina precisa ter uma vida que esteja refletindo seus ensinamentos. Deve ter muito cuidado com as palavras que usa tanto no ensino, quanto fora dos momentos de ensino.

II – A fragilidade do homem no falar. Somos todos passíveis de tropeços no falar. (v. 3-4)

Realidades de problemas na área da língua;

Ef. 4.31; Tt 3.2; Tg. 4.11; Sl. 34.13; Pv. 13.13; Tg. 1.26; Sl. 101.5

III – A língua produzindo grandes estragos. (v.5)

Uma palavra mal falada, uma calúnia, uma fofoca pode produzir grandes estragos. Pode causar grandes danos. Famílias podem ser destruídas, A igreja pode ser profundamente abalada. As conseqüências podem ser catastróficas. Os prejuízos podem ser irreparáveis.

IV – De uma mesma fonte não pode sair água salgada e doce. (v. 10, 11, 12)

Tiago mostra de forma clara e objetiva para a igreja, que a linguagem do crente deve ser de bênçãos e não de maldição. Nossa língua deve ser usada para o bem e não para o mal. Ele com grande propriedade chama a atenção da igreja dizendo: “... Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.” (v.11,12)


Conclusão:

É desejo de Deus que façamos uma avaliação de nossas vidas em relação a este assunto tão importante na vida da igreja. Como estamos usando a nossa língua; para abençoar ou para amaldiçoar vidas? Em nome de Jesus Igreja vamos lutar para sermos canais de bênçãos para a vida de nossa igreja. Vamos nos empenhar em promover o bem, a paz, o amor, a união, a unidade e tudo o que for bênçãos para a vida e o crescimento de nossa igreja local. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, em nome de Jesus. Amém

0 comentários: