quarta-feira, 14 de novembro de 2007

FRUSTRAÇÃO

Definição: Não ter o resultado que se esperava; não sair como se pretendia; malograr-se.
1. Ficar frustrado indica falta de fé e de confiança no Senhor.
· Salmo 119:165 Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.
· Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.
· Romanos 8:25 Mas, se esperamos o que não vemos, com perseverança o aguardamos.
· Filipenses 4:6,7 Não andeis ansiosos [preocupados] por coisa alguma, antes em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. 7E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
· Hebreus 10:35,36 Portanto, não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
2. Às vezes o Senhor permite que os nossos planos se frustrem simplesmente porque não é o momento nem a vontade dEle para tal coisa.
· Números 22:18b Eu não poderia desobedecer à ordem do Senhor meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande.
· Provérbios 13:12 [As demoras de Deus nem sempre são recusas.] A esperança adiada faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.
· Provérbios 21:30 [Se o Senhor não quer que algo seja feito, por “melhores” que sejam as suas idéias e planos, não vão funcionar!] Não há sabedoria, nem entendimento, nem conselho contra o Senhor.
· Eclesiastes 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
· 2 Coríntios 13:8 Pois nada podemos contra a verdade, senão em favor da verdade.
· Tiago 4:13-15 E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. 14Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15Em lugar disso devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.
· Salmo 37:4,5 [Se você colocar o Senhor em primeiro lugar e confiar nEle, Ele vai encaminhar as situações.] Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. 5Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará.
3. Frustração pode ser resultado de tentarmos fazer tudo com a nossa própria força.
· Salmo 20:7,8 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. 8Eles se encurvam e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
· Salmo 44:6 Não confio no meu arco, nem a minha espada me traz vitória.
· Salmo 127:1a Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
· Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor.
· Zacarias 4:6b Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. [Cf. também Salmo 118:8]
· João 15:5 Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; sem Mim nada podeis fazer. [Cf. também 9:33]
4. Às vezes fica-se frustrado por tentar fazer uma tarefa que está além do seu treinamento ou experiência, ou fora da sua “área”.
· Salmo 131:1 Ó Senhor, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos altivos; não me ocupo de grandes questões, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
· Provérbios 15:22 [Aceitar bons conselhos antes de qualquer empreendimento é uma boa maneira de evitar possíveis frustrações.] Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem.
· Jeremias 45:5a Procuras tu grandezas? Não as busques.
· Lucas 14:28-30 Se algum de vós está querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? 29Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, 30dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
· Romanos 12:16 Sede unânimes entre vós. Não ambicioneis coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejais sábios em vós mesmos.
· 1 Coríntios 7:20 Cada um permaneça na situação em que estava quando foi chamado. [Cf. também Provérbios 27:8.]
5. Independentemente da causa da frustração, ore para ter mais paciência, confiança e para depender mais do Senhor.
· Salmo 55:22 Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
· Salmo 145:18-19 Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. 19Ele cumpre o desejo dos que O temem; ouve o seu clamor, e os salva.
· Lucas 8:15b E dão fruto com perseverança.
· Romanos 5:3-5a Não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança; 4e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5aOra, a esperança não traz confusão.
· Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
· 2 Pedro 1:5,6 Por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a bondade, e à bondade o conhecimento 6e ao conhecimento, o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança [paciência], e à perseverança a piedade.
6. Deixe o Senhor trabalhar através de você — do jeito dEle e a Seu tempo.
· Isaías 30:15a Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força.
· Mateus 6:10b Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu.
· Mateus 19:26 Jesus, olhando para eles, lhes disse: Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.
· 2 Coríntios 3:4,5 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. 5Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus.
· Mateus 26:39b [Jesus também teve que Se submeter à vontade de Seu Pai.] Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.
· João 5:30 Eu não posso fazer nada de Mim mesmo; como ouço, assim julgo, e o Meu juízo é justo, pois não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou.

0 comentários: