sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Como Lidar Com o Ressentimento

Existe alguém na sua vida que o magoa sem razão, que até mesmo o prejudica sem motivo? Às vezes lhe parece impossível superar isso, por causa da incompatibilidade de gênios e a situação o incomoda e irrita? Se for o caso, o que você vai fazer?
Um tempo atrás tive que conviver com alguém assim porque as pessoas estavam morando na nossa casa. Era uma pessoa ríspida e mal-educada, com mau gênio, que sempre “estourava” com a mínima coisa. Era uma provação constante, e muito difícil! Algumas vezes eu só queria lhe dizer umas boas verdades!
Finalmente comecei a buscar mais o Senhor sobre o assunto, e a lançar o fardo todo sobre Ele. Pensei comigo mesma, se Cristo vive em mim, então Ele pode superar esse espírito e ajudar-me a não querer revidar. Assim não ficaria tão magoada com essa situação! Bem, quando cheguei totalmente ao limite, coloquei-me nas mãos do Senhor. Eu disse: “Senhor, não tenho condições de obter uma vitória completa e amar esta pessoa como deveria. A minha natureza se interpõe nesse caminho, mas a Sua natureza, o Seu amor e o Seu Espírito podem superar tudo isso”. Entreguei tudo nas mãos de Deus de forma definitiva, total, e depois a pessoa sofreu uma grande mudança!
Uma noite eu estava agradecendo ao Senhor pela mudança, porque foi uma maravilhosa resposta à oração. Foi realmente um milagre! Eu estava agradecendo ao Senhor e o Espírito Santo sussurrou no meu coração, e achei que foi o Senhor mostrando o Seu senso de humor. Ele disse: “Bem, Eu não só mudei o comportamento da pessoa, mas mudei um pouquinho o seu também!” É exatamente isso que acontecerá na sua vida se entregar situações assim a Deus.
Então, o que você vai fazer sobre essas situações, de acordo com a Palavra de Deus? Bem, apresento aqui alguns versículos. A Palavra de Deus diz: “Não retribua a ninguém mal por mal” (Romanos 12:17). E falando sobre Jesus diz: “Quando [Ele] foi injuriado, não injuriou” (1 Pedro 2:23).
“Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal” (1 Tessalonicenses 5:15), e “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:21). São preciosas admoestações que encontram-se na Palavra de Deus!
Vencer o mal com o bem? Como? Demonstrando amor pela pessoa. Fazendo-lhe um favor. Tomando iniciativa e mencionando algo que admira na pessoa! Talvez ela precise de amor, ou talvez queira que alguém converse com ela e lhe demonstre amor. A pessoa com certeza tem alguma característica digna de ser admirada.
— “Meditation Moments,” [Momentos de Meditação] programa evangélico de rádio de Virginia Brandt Berg (mãe de David Brandt Berg)
Acho que há ocasiões quando todos nós nos deparamos com pessoas difíceis com quem temos uma certa dificuldade. Quando isso acontecer, em vez de permitir-lhes nos deixar impacientes e irritados, seria bom lembrarmo-nos das palavras do grande pregador C. H. Spurgeon: “Essas pessoas só podem ter sido mandadas ao mundo não para que eu salve suas almas, mas para que elas disciplinem a minha!”

0 comentários: