segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

“O GOVERNO DO ANTICRISTO E O FALSO PROFETA”




Texto Básico: Ap 13:1-18
Versículo chave:
“Se alguém tem ouvidos, ouça” - Ap 13:9
Fala da aparição das duas bestas: a que emerge do mar e a que emerge da terra. Representam elas o poder tirânico que irá se manifestar logo após o arrebatamento da Igreja naquele dia glorioso para os filhos de Deus.
I – A BESTA QUE EMERGE DO MAR
Ap 13:1-10
Começa o capítulo 13 dizendo o seguinte: “Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmias”.
1. “Emergir do mar” significa sair do meio das nações. Muitas vezes a Bíblia se refere aos povos e nações em linguagem figurada, usando o mar para representá-los. Conclui-se que vai surgir um grande chefe político que comandará uma “Confederação de Reinos”, representada pelos dez chifres, que na profecia de Daniel é representada pelos dez dedos da estátua sonhada por Nabucodonosor (Dn 2).
2. Chifres, na Bíblia, significa poder, autoridade. Sendo assim, cada governo da Confederação de Reinos terá poder na área de seu domínio, porém haverá, quem sabe, na área econômica, um poder central. Cremos que a profecia está caminhando para seu cumprimento, pois é sabido que existe um plano estabelecido para a unificação da Europa (área do antigo Império Romano) e de fato já existe lá uma só moeda – o euro.
3. As sete cabeças representam as sete colinas de Roma, bem como sete reis (Ap 17:9). Será, portanto, em Roma a sede do governo do Anticristo.
4. Os diademas representam o poder dos governantes confederados que estão subordinados economicamente à besta. O interesse e propósito destes governantes é dar à besta toda autoridade, e tudo farão para que isso aconteça.
5. A ferocidade da besta é representada pelo leopardo, urso e leão (v.2). Esta descrição representa os três impérios anteriores que foram inseridos no antigo Império Romano – grego, persa e babilônico.
a. Grego: representa o leopardo (Dn 7:6), rápido, veloz, conquistador e incansável. O anti-cristo terá essas qualidades em grau supremo.
b. Persa: os pés do urso (Dn 7:5), dando as idéias de força, estabilidade e consolidação. O anti-cristo também incorporará esses aspectos em seu poder.
c. Babilônico: A boca de leão (Dn 7:4), subentendendo ruína ameaçadora, rugidos de blasfêmias, despedaçamento carniceiro, perseguições e matança. O anti-cristo será o possuidor supremo dessas qualidades.
6. A cabeça golpeada de morte e sua cura (v.3) falam da queda do antigo Império Romano e sua ressurreição, quando será governado pelo anticristo (a “besta”).
7. Um governo sob o poder satânico (v.4). O dragão mencionado é o diabo, sedutor das nações (Ap 20:10).
8. 42 meses (v.5). Esta referência fala do tempo em que a besta vai exercer seu poder tirânico. Estes 42 meses representam os três anos e meio da última semana de Daniel (Dn 9:27).
9. O Anticristo (vs.6 e 7) tudo fará para apagar o nome de Deus dentre os homens. Moverá perseguição àqueles que se converterem no período da tribulação (Ap 7: 13-17).
Eis, portanto, a descrição que o apóstolo João recebeu do Senhor a respeito das coisas que “hão de acontecer”. Haverá, pois, o surgimento de uma confederação de Reinos, cujo chefe supremo será a besta que há de emergir do mar.
II – A BESTA QUE EMERGE DA TERRA
Ap 13: 11-18
O verso 11 começa com a seguinte expressão: “Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão”. Trata-se de um personagem que aparecerá imitando a Cristo (o Cordeiro de Deus). Porém sua fala é de origem diabólica (dragão). Os dois chifres representam um duplo poder político-religioso. Deverá surgir da terra de Israel. Trata-se do falso profeta (Ap 19:20). Este estará ligado à besta que emergiu do mar e tudo fará para que sua autoridade seja mantida. No v.12 lemos o seguinte: “Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada” (Império Romano restaurado).
Será nesta época que se cumprirá o que o Senhor Jesus predisse em Mt 24:15. No templo restaurado no local daquele que Salomão construiu, será introduzida pelo falso profeta a imagem do Anticristo (a primeira besta) para adoração. Os vs. 13 a 15 bem falam destes acontecimentos previstos. Será nestes dias de imposição que se cumprirá o que Zacarias registrou em sua profecia (Zc 12:10). O Senhor derramará espírito de graça e de súplica sobre os judeus (habitantes de Jerusalém) para que se convertam Àquele que traspassaram um dia quando clamaram: “Crucifica-o! Crucifica-o!” (Lc 23:21).
Os vs 16 e 17 falam de um cadastramento que haverá, quando será exigido de todos, para comprar e vender, que recebam o sinal da besta, na mão ou na testa. Muitos irão rejeitar esta imposição. Por isso serão perseguidos e mortos (Ap 7:9-17).
III – O NÚMERO DA BESTA
Ap 13:18
Muito se fala sobre o número da besta, que é 666. O número 7 na Bíblia representa perfeição e o número 6, imperfeição. 666 fala de uma trindade imperfeita: o dragão, o Anticristo (primeira besta) e o falso profeta (segunda besta).
O mundo, por um período de tempo (sete anos), estará sob o domínio do mal. Não podemos fazer afirmações precipitadas quanto a este personagem que terá como número de sua identidade o 666. Mas isto é certo: aparecerá este chefe político-religioso na face da terra. Virá o Império Romano restaurado (Dn 9:26). Perseguirá Israel e matará suas duas testemunhas (Ap 11:7). Finalmente será destruído (II Ts 2:8).
Queremos mais uma vez enfatizar o fato de que quando estas coisas acontecerem, nós, como Igreja do Senhor Jesus Cristo, já estaremos em Sua gloriosa companhia, desfrutando das bodas do Cordeiro.
PAZ SEJA CONVOSCO

0 comentários: